Educar exige muita responsabilidade a qualquer pai ou educador que se proponha à trabalhosa tarefa de ensinar. As dificuldades dos dias atuais são diversas, como o individualismo e o acesso a todo tipo de informação, levantam questões sobre como legar dois conceitos fundamentais: a moral e a ética.
QUAL É A DEFINIÇÃO DE MORAL E ÉTICA?
A moral é o conjunto de deveres advindos da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Logo, a moral pertence à dimensão da obrigatoriedade, da restrição de liberdade, e a pergunta que se resume é: “Como devo agir?”.
A ética corresponde a uma função imprescindível e intransferível dos pais ou de quem desempenha essas funções na vida da criança. Ela entrará em contato com todos os tipos de princípios, mas os que os pais transmitem é que nortearão a vida dela. Por isso, é bom considerar que a formação do
caráter da criança está profundamente ligada à ética adquirida desde a infância.
A reflexão é baseada sobre a felicidade e sua busca, a procura de viver uma vida significativa. Assim, a pergunta que se resume é: “Que vida eu quero viver?” e também “Quem eu quero ser?”. Do ponto de vista psicológico, moral e ética, assim definidas, são complementares.
QUAIS VALORES ÉTICOS SÃO IMPORTANTES?
Para saber como educar as crianças com valores éticos, é importante, em primeiro lugar, identificar o que é importante para a família, pois nem sempre sabemos o que queremos ensinar exatamente. Questões como a amizade, a gentileza com os demais, a tolerância, respeito a outras culturas e ao bem comum ou aos mais velhos são valores éticos positivos para serem ensinados.
COMO OS PAIS PODEM ENSINAR AOS SEUS FILHOS?
Mais importante do que enormes sermões são os bons exemplos. Não há credibilidade suficiente quando se exige da criança que ela seja agradável e amável com os demais, mas as ações não estão de acordo. Os sinais contraditórios serão percebidos.
Assim, se lhes for ensinado constantemente que devem amar a natureza, mas depois presenciam os pais jogando o lixo no chão, eles não compreenderão a mensagem, pois a prática exercida não condiz com a teoria. Por esse motivo, é importante apresentar um código ético quando agirmos diante deles.
IMPONHA LIMITES
Desde cedo, a criança precisa entender que os direitos alheios precisam ser levados em consideração e, por isso, não podem fazer tudo aquilo que querem, sem se preocuparem com as consequências de seus atos.
A disciplina organiza a vida da criança e é muito importante para o seu desenvolvimento. Além de ensiná-la a lidar com frustrações, leva-a a buscar e criar alternativas para conseguir o que almeja. Isso terá um efeito muito positivo no futuro da criança para que se torne um adulto que saiba controlar impulsos e emoções.
Deixar um comentário