Uma das fases importantes da primeira infância é a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Um processo natural para a vida da criança, que nem sempre é vista com tranquilidade pela família. 

Todos nós temos dificuldades com a mudança, despertando, muitas vezes, insegurança, irritabilidade ou sensibilidade. Entretanto, é através delas que evoluímos e amadurecemos para nos tornarmos melhores. Por isso, as mudanças são fundamentais para o desenvolvimento.

Ao passar por essa fase a criança estará desenvolvendo habilidades que são capazes de ajudar no aprendizado, na gestão de conflitos e na construção de relacionamentos. Sendo assim, a transição escolar pode ser uma excelente oportunidade para exercitar e aperfeiçoar as habilidades do seu filho.

Os pais podem, e devem, acompanhar este processo e ajudá-las, tornando a situação em um momento prazeroso e divertido. Veja como você pode fazer isso!

 

Apresente a nova escola

Se a criança estiver trocando de escola, uma ótima estratégia é levá-la para conhecer o novo ambiente. Durante a visita, vale ressaltar os pontos fortes, como a estrutura, o espaço para o recreio e atividades físicas, biblioteca, entre outros. Caso a futura professora esteja na escola, ela mesma poderá fazer a apresentação do local, lado a lado com os pais.

 

Estabeleça um diálogo

Escute a criança com atenção. Deixe-a falar sobre suas expectativas, medos, da sensação de perda dos amigos, da professora que o tratava bem e dos momentos felizes de diversão vivenciados na antiga escola. 

Aproveite para dividir com seu filho os momentos que você vivenciou na sua época. Vale comentar as dificuldades e ansiedades, mas não esqueça dos momentos divertidos. Isso vai incentivá-lo, mostrando que esse processo é natural e todos passam por isso, inclusive você.

 

Evite demonstrar ansiedade 

Os pais também acabam sentindo ansiedade pelos filhos, muitas vezes, até mais do que eles. Se esse for o seu caso, tente não demonstrar segurança, incentivando, conversando e estimulando o entendimento de que a criança está passando por essa fase porque já tem idade e está pronta para isso. Assim, você estará colaborando na autoestima e deixará a criança mais segura para viver as novidades. 

Lembre-se: seu apoio neste momento é fundamental e, com certeza, seu filho levará para toda vida.