A primeira infância é uma etapa que se caracteriza como sendo o período de adaptação progressiva ao meio físico e social, e nesta fase, a afetividade contribui, sem dúvidas, para o desenvolvimento cognitivo e moral da criança.

Nesse momento, acontece um rompimento da vida familiar da criança para iniciar-se uma nova experiência. Para que a criança tenha um desenvolvimento saudável em todos os aspectos – cognitivo, biológico, cognitivo e socioafetivo – é necessário que ela se sinta segura e acolhida.

Por isso, é de extrema importância que o ambiente no qual a criança será submetida, seja ele qual for, proporcione relações interpessoais positivas e os com uma abordagem integrada, enxergando a criança em sua totalidade.

A afetividade não se manifesta apenas em gestos de carinho físico, mas também em uma preparação para o desenvolvimento cognitivo, capacitando o indivíduo para que se torne um sujeito crítico, autônomo, e responsável.

Ela deve permear em todos os momentos do desenvolvimento da vida da criança, pois, a afetividade se manifesta pelos interesses, pela motivação, pelo grau de dinamismo e pela energia.

 

BRINCADEIRAS LÚDICAS

A palavra: “lúdico” vem do latim ludus que também significa brincar e o aprendizado do educando é garantido quando o afeto e o lúdico também estão presentes.

Os jogos e as brincadeiras têm como objetivo desenvolver a aprendizagem, pela compreensão do mundo e do saber. A integração do lúdico e a afetividade se tornam mais valorizados devido ao processo de aprendizagem que é desenvolvido com os alunos por esse método.

Segundo Vygotsky (1991), a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de-conta, como nas que exigem regras.

Através desses objetivos, a criança cria seu próprio mundo de fantasia que o leva ao encontro do seu ‘eu’. Como o brinquedo é objeto que tem papel fundamental na vida da criança, isso possibilita que o trabalho pedagógico estimule a afetividade na criança, e é por meio destes brinquedos que o aluno vai demonstrar seus sentimentos e as suas necessidades.

A socialização e a criatividade ganham destaques porque garantem um bom relacionamento entre as pessoas que estão no jogo e perante a sociedade.

 

A PERSONALIDADE

A afetividade tem grande função no processo de desenvolvimento da personalidade de uma criança, e é formada a partir da ação do meio social em que se está inserida, pois assim como a inteligência, ela é construída ao longo de uma história podendo se modificar de um período a outro.

É fundamental abordar que a relação pedagógica deve nortear a relação afetiva que terá influência no desenvolvimento do aluno, tendo em vista diferenças individuais e comportamentais inerentes ao ser humano.

“A afetividade e o desenvolvimento da inteligência estão dissociadas e integradas, no desenvolvimento psicológico, não sendo possível ter duas psicologias, uma da afetividade e outra da inteligência para explicar o comportamento.” (Piaget apud Arantes, 2003, p.56).

 

AFETIVIDADE E APRENDIZADO

A relação entre a afetividade e a aprendizagem tem influência fundamental que garantem ao aluno um ensino de qualidade, além de contribuir na formação da criticidade, solidariedade, criatividade e felicidade.

A escola é o local onde a criança complementa as formações cognitivas e afetivas, sendo assim, a instituição de ensino é a principal responsável pelo processo. Nesse caso, fica muito difícil ensinar, quando uma criança não sente segurança no local onde passa muito tempo de sua vida, portanto, o papel da escola é o de acolher, transmitir afeto para seus alunos.

 

Assim, um conjunto afetividade/aprendizagem formará uma criança sociável, que busca novos caminhos, disposta e pronta para conhecer o novo, nada para ela será difícil, assim será preparada para a vida, podendo sentir que o educador é um amigo que tem e espera respeito.