O mundo virtual se tornou aliado das crianças em muitas questões. Estudos, lazer, cultura, entretenimento. Não podemos mais negar que a internet já faz parte do dia a dia delas. E tudo bem!
A tecnologia tem suas vantagens e pode nos auxiliar em vários aspectos. Mas não podemos esquecer que as crianças ainda não sabem diferenciar o que é virtual do que é real. Tampouco, do que é bom ou ruim. Por isso, o papel dos pais é fundamental para supervisionar e orientá-las.
Contudo, as novidades são tantas que nem mesmo os pais, muitas vezes, sabem lidar com tanta informação. Aplicativos, antivírus, redes sociais, enfim. A lista é grande. Saiba como você pode proteger seu filho, sendo criança ou adolescente, do mundo da internet.
1- IMPOR LIMITES TAMBÉM É UM ATO DE AMOR
Sabemos que o limite é parte fundamental da educação, assim como o carinho e atenção. A criança que recebe limites se torna mais segura e capaz de lidar com futuras situações. Saber dizer não serve como um fator organizador na estrutura do ser humano e constrói o equilíbrio para o desenvolvimento adequado.
E com a internet não é diferente! As crianças precisam saber quando e como podem usar a tecnologia. Estabeleça um tempo para o uso dos eletrônicos durante o dia, de acordo com sua rotina.
De acordo com a SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo de uso da internet varia também de acordo com a idade de cada criança e adolescente:
- Crianças menores de 2 anos não devem manusear aparelhos eletrônicos;
- A partir dos 2 a 5 anos, recomenda-se uma hora;
- De 6 a 12 anos, máximo de 2 horas;
- A partir dos 13 anos, até 3 horas por dia.
Em todas as idades, é importante que seja interrompido de 1 a 2 horas antes de dormir e seja avaliada a rotina da criança, horas de estudo, lazer, cursos extras, etc.
Os pais podem estipular um tempo e criar uma regra de rotina, através de uma calculadora criada pelo site da AAP (American Academy of Pediatrics) disponível em inglês e espanhol: Clique aqui.
2- INSTALE FIREWALLS, ANTIVÍRUS E FILTRO DE CONTEÚDO
Para limitar os jogos de App que seu filho baixa, ou as músicas que ele escuta, é possível utilizar o controle parental do Google Play, para quem tem o Android.
Para fazer isso, acesse a Play Store no celular, abra o menu e clique em Configurações/ Controle Parental. Após isso, você precisa colocar um PIN, de preferência que seu filho não tenha conhecimento para ele não acabar desabilitando.
3- CONHEÇA OS APLICATIVOS QUE MONITORAM OS ACESSOS
O Kapersky Safe Kids possui a versão gratuita e paga e tem como principal função estabelecer controle de sites e aplicativos nocivos. Possui controles automáticos levando em conta a faixa etária.
Uma segunda opção é o Google Family Link, App gratuito, mas que conta com algumas restrições: ter até 13 anos e uma conta no Google para realizar a configuração. Por outro lado, o App possibilita o controle de diversos recursos, como relatório sobre o período de uso, localização do dispositivo, limitação do tempo de uso, entre outros.
4- MOSTRE COMPREENSÃO
Por fim, mantenha sempre o diálogo, deixando-o à vontade para partilhar dúvidas, receios e até descobertas.
Você tem dificuldades de limitar a internet na sua casa? Compartilha com a gente!
Deixar um comentário