As amizades são fundamentais para a alegria e o bem-estar do ser humano. Isso porque, nós somos seres sociáveis e precisamos de outras pessoas para interagirmos e vivermos em harmonia. No entanto, nem todas as crianças possuem facilidade em fazer amigos, tornando-se um grande desafio, até mesmo para os pais.
A escola é um dos ambientes mais importante para a socialização durante a infância. Logo, as amizades construídas na educação infantil se tornam um excelente sistema de apoio para o seu futuro, com muitos impactos em seu desenvolvimento socioemocional.
Se o seu filho é uma criança com traços de timidez ou tem medo de se distanciar de você em algum momento, e por essa razão, acaba tendo dificuldades em fazer novas amizades, saiba que você, sendo pai ou mãe, pode dar um empurrãozinho nisso, veja só!
1- Ofereça oportunidades para brincar em grupo
Uma técnica clássica é convidar os amigos do seu filho para brincar em sua casa, levando o amiguinho para o ambiente de casa onde estão seus brinquedos, quarto, etc, pode oferecer maior segurança a ele.
Outras atividades em grupo fora da escola, como esporte, dança, música, entre outros, é uma boa opção para expô-lo a diferentes atividades, o que o ajudará a aprender a se socializar.
Permita que as crianças tenham tempo para brincar. A brincadeira é uma atividade muito importante, pois, além de divertida, incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais que elas precisam para serem parte de uma equipe.
2- Apresente livros, filmes e peças de teatro com a temática de amizade
Você sabia que é possível criar o hábito em seu filho de querer fazer novas amizades? Para isso, o ideal é envolvê-lo em atividades culturais com essa temática, como livros, filmes e peças de teatro. Além de promover diversão em família, se emocionarem e refletirem sobre a importância da amizade.
Quando seu filho observa os personagens empenhados em fazer novos amigos, e até mesmo mantê-los, naturalmente vai começar a entender o quanto ter amigos é importante para a vida, sentindo-se mais disposto a socializar.
3- Seja o exemplo
Como sabemos, as crianças aprendem muito mais observando o que os adultos fazem do que, propriamente, com o que eles dizem.
Ao ver como os adultos agem em situações sociais, elas desenvolvem o próprio repertório. Os pais que não se encontram nunca com amigos não estão desenhando este modelo para o filho.
4- Não force seu filho a participar de alguma atividade
Na intenção de estar ajudando, muitas vezes, os pais forçam situações que não são confortáveis para as crianças, o que acaba prejudicando sua autoestima e segurança.
Em vez disso, chame a atenção para os pontos interessantes e divertidos que a atividade poderá proporcionar. Caso ele se recuse a participar, não critique o seu comportamento e nem o compare com as outras crianças.
5- Ajude seu filho a aumentar a confiança
Se você notar timidez excessiva no seu filho, saiba que será preciso trabalhar a autoconfiança nele. Mas isso precisa acontecer de maneira leve e sem pressão.
Uma ideia é procurar ambientes pequenos e íntimos, onde a criança possa praticar suas habilidades sociais em uma situação mais gerenciável, como uma aula de arte ou um programa de contação de histórias.
Muitas crianças menos extrovertidas, por exemplo, têm mais facilidade para abordar outras crianças quando não se sentem oprimidas pelo barulho e caos de um ambiente muito movimentado.
Deixar um comentário