Alcançar os objetivos nos estudos depende da combinação de dois fatores, um ensino de qualidade e a dedicação do aluno. Não podemos falar em bons resultados sem termos esses pontos alinhados.

O aprendizado de cada aluno precisa ser visto de forma diferenciada e compreender que todos têm um tempo diferente de aprendizagem. Alguns podem ter mais facilidade para determinadas matérias e outros com as demais, não sendo uma regra que todos absorvam igualmente.

Repetir uma informação resulta na fixação. Um exemplo ao ouvirmos uma música, depois de escutarmos a mesma algumas vezes, acabamos por decorar pequenos trechos e conforme repetimos o processo, já estaremos executando a música por completo na nossa cabeça.

Estabelecer uma rotina de estudos é uma das formas de processar novamente a informação, colocar em prática e fazer daquela matéria um assunto dos quais conseguimos ter o conhecimento.

 Como organizar uma rotina de estudo?

No momento que estudamos por conta própria, ou seja, de forma paralela ao colégio, não existem regras ou formas erradas de estudo, já que isso depende do método pessoal de cada um. Enquanto para alguns alunos, anotações de caderno podem ser suficientes, outros precisam usar livros e materiais audiovisuais. O importante aqui é entender qual maneira apresenta melhores resultados e são mais eficazes de pessoa para pessoa.

O que pode ser compartilhado e útil de maneira geral são dicas para criar uma rotina de estudo, dessa forma o aprendizado pode se transformar em algo mais fácil de se fazer.

 

Algumas dicas que podem ajudar são:

1 – Definir um horário de estudo: criar um hábito em que nos permite organizar o tempo, sabendo qual é o nosso período livre e o produtivo.

2 – Lugar: Utilizar um ambiente confortável, iluminado e livre de distrações.

3 – Tenha tudo à mão: Livros, cadernos e itens de alimentação (água e barra de cereal são um bom exemplo), quanto menos levantar mais difícil será perder o foco.

4 – Crie pautas e um cronograma para seguir: O ideal é que somente depois de completar uma atividade e prosseguir para outra, fazer diversas atividades de uma vez pode transformar o processo de aprendizagem mais complexo e até causar confusão.

5- O próximo passo é explorar quais são as melhores maneiras para absorver o conteúdo, alguns exemplos podem ser:

– Fazer um resumo após ler a matéria completa.

– Fazer anotações e marcar os pontos que considera mais importantes.

–  Utilizar mais de uma fonte de consulta, algumas matérias podem ser mais fáceis de aprender quando estudamos outras explicações e conteúdos do mesmo assunto.

É importante ter em consideração que a melhor forma de aprender algo é encontrar as ferramentas e soluções que se adequem ao nosso tipo de aprendizado, entre nossas dicas o ideal é que possam ser realizadas as que realmente acreditar trazerem resultados para seu caso em particular.

Usar da tecnologia pode ser um grande aliado no quesito ensino, hoje podemos encontrar em plataformas de vídeo aulas completas sobre todos os tipos de assunto e sendo exibidas por especialistas na matéria.

Agora que conhece algumas das nossas dicas, basta escolher a sua e adequar a sua rotina para um melhor aprendizado.