O contato com a música pode oferecer diversos benefícios positivos no desenvolvimento das crianças! Além da musicalização ser uma maneira de expressar nossas emoções, ela também contribui para o desenvolvimento social, cognitivo e motor. 

Ou seja, a música pode oferecer tantos benefícios ao seu filho, que você vai querer que ele tenha contato com essa poderosa ferramenta o mais rápido possível. Veja só!

 

1- DESEMPENHO ESCOLAR

Estudos científicos comprovam que a música trabalhada durante a infância contribui no desenvolvimento escolar. Por estimular regiões do cérebro voltadas ao aprendizado de conteúdos escolares, a musicalização tende a diminuir o déficit de atenção das crianças em sala de aula.

Por meio de canções infantis com palavras e sílabas repetidas, a criança é estimulada também no processo de alfabetização, onde ela consegue vincular o som das palavras cantadas à escrita.

 

2- DISCIPLINA

Esse é um dos benefícios que todo pai e mãe fica contente em saber! Para a criança aprender mais sobre a música, é preciso se dedicar com bastante afinco. Logo, elas costumam exercitar mais a disciplina e aplicar no seu cotidiano.

Essa habilidade é importante não só na infância, como também na fase adulta. Afinal de contas, a disciplina é uma habilidade que repercute para toda a vida.

 

3- SOCIALIZAÇÃO

A música também é uma importante ferramenta de desenvolvimento infantil, pois auxilia a criança a romper as barreiras da timidez e da insegurança por meio de atividades em grupo e apresentações. 

Através do contato com outras crianças, ela aprende lições como trabalho em equipe, empatia e respeito com os colegas.

 

4- COGNITIVO

Outro benefício poderoso da música é a contribuição para o desenvolvimento cognitivo das crianças, auxiliando na concentração, no raciocínio lógico, na memorização, entre outros aspectos.

Segundo alguns estudiosos, o ato de escutar música representa uma função cognitiva complexa do cérebro humano. Por isso, interfere em diversas mudanças psicológicas e neurais, aumentando a atividade dos genes envolvidos na secreção e transporte de dopaminas, função sináptica, aprendizado e memória.

5- CRIATIVIDADE

E olha só quem não poderia faltar entre os benefícios da música, a criatividade! Quanto mais as crianças são estimuladas a vivenciarem situações diferentes, mais seus cérebros serão desafiados a novas ideias. 

Através das aulas de música, os pequenos vivem experiências, como criar canções, cantar ou tocar instrumentos.  Afinal, a música é uma arte que dá lugar à criação!