Sabemos que uma alimentação saudável garante diversos benefícios para a saúde das crianças. Logo, comer frutas, verduras e legumes desde cedo é fundamental para que elas criem esse hábito em sua vida. 

Veja como você pode tornar essa tarefa em algo simples e até divertido!

 

APRESENTE OS ALIMENTOS

Algumas crianças podem ter mais dificuldades para gostar de certos tipos de alimentos. Neste caso, o ideal é apresentá-los mais de uma vez com preparações diferentes, reforçando a introdução.

Quando a criança passa um tempo sem comer um determinado tipo de alimento, a probabilidade de recusa é maior. Por isso, ofereça com certa frequência, mesmo que de maneiras diferentes. O importante é ela sempre ter acesso aos diversos alimentos. 

 

 

DÊ O EXEMPLO

Para garantir uma boa alimentação para o seu pequeno, todos de casa devem dar o exemplo. Por isso, mantenha uma alimentação variada, nutritiva e balanceada.

Você também pode fazer uma apresentação dos alimentos de forma divertida, e ainda contar histórias de forma lúdica para que o seu filho possa ficar entretido nas refeições. 

 

Agora, veja 7 legumes e verduras importantes que não podem faltar na alimentação do seu pequeno e como você pode oferecer a ele!

 

1- Cenoura – Rica em vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina, cálcio e potássio, a cenoura é conhecida pelos benefícios que oferece para a saúde dos olhos – reduzindo doenças oculares como catarata. Além disso, o vegetal reduz o risco de problemas cardiovasculares.

Você pode cortar as cenouras em forma de palitinhos compridos para que o seu filho se delicie.

 

2- Beterraba – Rica em vitaminas A e K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. A beterraba contém propriedades antioxidantes, por isso, previne câncer de pele, fígado, pulmão e doenças cardiovasculares. Ela também preserva a saúde dos olhos e reforça o sistema imunológico dos pequenos.

Por ela possuir uma cor forte e tingir os alimentos misturados, as crianças podem ser entretidas por este artifício.

 

3- Alface – Boa fonte de vitamina A, K, folato, ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenóides, o alface previne infecções, doenças oculares e câncer. Além disso, auxilia nos processos digestivos.

Você pode chamar seu filho para ajudar a preparar uma salada com você, enquanto explica os benefícios que ela traz.

 

4- Brócolis – Fonte de ferro, fibras, cálcio, vitaminas A, C e K, o vegetal ajuda a prevenir o câncer e as doenças relacionadas ao envelhecimento, como degeneração macular dos olhos. Além disso, pode ser consumido cru ou cozido.

Você pode criar um prato lúdico na hora da refeição, fazendo com que os pedaços do brócolis pareçam pequenas árvores.

 

5- Couve-flor – Excelente fonte de vitamina C, manganês, vitaminas B5, B6, folato (B9) e vitamina K. A couve-flor contém substâncias antioxidantes, por isso, seu consumo diminui o risco de doenças cardíacas e câncer como o de pulmão, mama, ovário, rim e próstata. O alimento também protege o organismo de infecções muito comuns na infância e controla a diabetes.

Você pode contar uma história lúdica, associando os pedaços de couve-flor a flores.

 

6- Abóbora – Rica em betacaroteno, vitamina C, E, B, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Suas sementes são boas fontes de zinco, ferro e gorduras insaturadas que fazem bem ao coração.

O consumo de abóbora reduz câncer, derrames, doenças cardiovasculares e problemas oculares. Por isso, vale a pena incluí-la nas refeições do seu filho.

 

7- Espinafre – Altamente rico em vitamina K, A, C, B2, B6, E, magnésio, manganês, folato, ferro, potássio, fósforo, zinco, niacina e selênio. O vegetal oferece muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.

Você pode contar a história do Popeye. O seu pequeno pode adorar conhecer o personagem que ficava forte e cheio de energia por comer espinafre!