Em algum momento da vida você já passou pela fase da desobediência com seu filho, se não está passando nesse momento! Essa é uma fase muito comum na infância, onde acontece o confronto com os pais e com as regras. Geralmente, isso acontece por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Porém, não há uma idade exata para que a criança comece a demonstrar comportamentos desobedientes. 

Mas, afinal,  como lidar de forma eficiente com essa fase?

 

Não exponha seu filho em público

Muitas vezes, dependendo do local onde a desobediência aconteceu, os pais acabam por falar alto com a criança na frente de outras pessoas, o que pode desencadear em mais desobediência. 

Nesse momento, é importante manter a calma e chamar a atenção com firmeza, ressaltando que em casa vocês terão uma conversa a respeito. Mas não se esqueça de realmente colocar em prática o que você disse.

 

Estabeleça regras e limites

As crianças precisam de regras muito claras para estruturar suas vidas. Por estarem em processo de formação, elas não sabem o que é certo e errado, então precisam ser norteadas. Contudo, não podemos resumir as regras e disciplinas apenas com imposição. O ideal é explicar o motivo de cada coisa e estabelecer as consequências de maus comportamentos. 

Essas regras podem ser discutidas em reuniões de família, envolvendo os pais e os filhos. É importante ressaltar que as consequências devem ser realizadas como um ato de amor, evitando ameaças e humilhações.

 

Fortaleça o vínculo afetivo

Por fim, e não menos importante, para lidar com essa situação, o ideal é buscar fortalecer o vínculo afetivo com a criança. Ao sentir que é amada, tendo um tempo de qualidade com os pais, seja com brincadeiras, passeios e conversas, a criança sente-se valorizada e segura, aumentando o interesse em obedecer as regras e os pais.