O mês de setembro é dedicado ao combate contra o suicídio como consequência da depressão. Uma doença sútil que acomete muitos jovens e que pode oferecer vários riscos à vida.
Muito comum na adolescência, a depressão pode apresentar algumas características clínicas como tristeza, irritabilidade constante, falhas de memória, falta de autoestima e sentimento de inutilidade. Sintomas que podem ajudar os pais, professores e amigos próximos a identificar a doença.
O diagnóstico precisa ser realizado por profissionais da área, como Psicólogo ou Psiquiatra, e é possível curar se o jovem tiver o acompanhamento correto, além do apoio familiar.
PRINCIPAIS SINTOMAS DA DEPRESSÃO
Os sintomas da depressão nos adolescentes podem variar entre:
- Falta de entusiasmo, energia ou motivação;
- Afastamento ou isolamento de atividades sociais;
- Confusão ou dificuldade em tomar decisões;
- Baixo rendimento escolar;
- Problemas alimentares;
- Insônia e distúrbios de sono;
- Baixa autoestima ou sensação de culpa;
- Abuso de álcool e/ou drogas;
- Ansiedade ou medos;
- Inquietação ou irritabilidade.
No geral, a doença apresenta uma combinação de vários sintomas, por exemplo, tristeza, melancolia ou preocupação, perdendo o interesse ou o prazer por atividades, coisas ou pessoas que anteriormente gostava e se afasta de relações sociais.
PRINCIPAIS CAUSAS DA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA
O adolescente pode ser acometido pela depressão por diversos motivos naturais dessa fase, como distúrbios hormonais e alterações no corpo, como crescimento de pêlos ou seios.
Além disso, situações de estresse, como doença crônica, perda de alguém querido ou fracasso escolar também são motivos pelos quais podem implicar no estado depressivo. Outros problemas familiares como falta de atenção e carinho, implicância dos colegas na escola ou rejeição podem ser consideradas causas para o aparecimento de depressão na adolescência.
Por isso, o acompanhamento por um profissional da área da saúde, como o Psicólogo, é de extrema importância para que seja descoberta e tratada a verdadeira causa.
PRINCIPAIS TRATAMENTOS PARA A DEPRESSÃO
O primeiro passo para iniciar o tratamento é a procura por um profissional capacitado. Felizmente, a depressão em adolescentes responde positivamente a vários programas de tratamento.
Se você suspeitar que um adolescente está sofrendo de depressão, é possível ajudá-lo. No entanto, é preciso carinho e paciência, pois, na maioria das vezes, os jovens não reconhecem que estão deprimidos e podem relutar em assumir que estão tristes ou abatidos.
É importante ressaltar que apenas um médico pode indicar o início de um tratamento com medicamentos, como os antidepressivos. E que o acompanhamento é fundamental na cura da depressão.
Deixar um comentário