Projetos Interdisciplinares Por Um Mundo Melhor

Desde sua fundação, o Colégio Casagrande investe em uma EDUCAÇÃO INTEGRAL em todos os ciclos de ensino que oferece aos alunos a partir dos dois anos de idade. E, partindo dessa filosofia, trabalha incansavelmente, através de uma educação humanitária, por um mundo melhor: mais pacífico, mais justo, mais solidário, onde acima de tudo prevaleça a moral e a ética, valores capazes de promoverem o diálogo, o entendimento e a paz, entre os homens, os animais e a natureza.
A cada ano, a continuidade desse grande PROJETO DE VIDA, complementa os trabalhos realizados nos anos anteriores, de forma que haja sempre, acima de tudo, o despertar da consciência de que somos filhos da Terra e que dela dependemos para viver, portanto é preciso PRESERVAR e AMAR a CRIAÇÃO como um todo, como a nós mesmos.
Contemplado no currículo do COLÉGIO CASAGRANDE, o projeto visa desenvolver conhecimentos e atitudes necessários à preservação e melhoria da qualidade de vida das gerações atual e futura.
Nossa meta é implantar um modelo de atuação em que todos ganhem: as pessoas, a sociedade, os animais e o meio ambiente, por isso toda Equipe Casagrande de educadores e facilitadores está engajada em:

• Disseminar entre toda a comunidade escolar e especialmente aos alunos, práticas ambientais responsáveis e atitudes favoráveis à preservação e transformação do mundo em que vivemos.
    • Estabelecer ações que respeitem as diferenças culturais e minimizem as socioeconômicas.
    • Estimular o amor e o respeito a todos os seres viventes, incluindo os animais e os vegetais.
    • Incentivar padrões responsáveis de consumo.
    • Criar e adotar metas e formas de redução de energia, água e materiais em geral.

Enfim os projetos em andamento ou já desenvolvidos culminam num só objetivo: TORNAR A VIDA MELHOR e para isso, além de buscarmos o entendimento e a harmonia com todos os seres humanos, é primordial preservarmos o planeta, respeitando todos os seres vivos e os recursos naturais que compõem o ecossistema, do qual somos dependentes.
Projetos já implantados e desenvolvidos nos últimos anos:

• BUSCANDO A PLENITUDE DA PAZ.
  • PRESERVAÇÃO E USO RACIONAL DA ÁGUA (2007).
  • PRESERVAÇÃO E USO RACIONAL DO SOLO (2007).
  • PRESERVANDO O AR (2007).
  • SOS AMAZÔNIA (2008).
  • POR AMOR AOS ANIMAIS (2009).

“A relação dos homens com o meio ambiente sempre foi determinante na vida dos seres vivos e do planeta como um todo. É recente, todavia, uma maior consciência da necessidade de sua preservação e, mais ainda, de que os aspectos naturais e socioculturais estão intimamente relacionados.”
Agenda 21 – Do global ao local – Prefeitura do Município de São Paulo.

Nossa ação pela Educação Ambiental e Humanitária será sempre contínua e você pode participar desse grande projeto em prol da vida. Envie suas sugestões, idéias e experiências sobre o tema (pessoalmente ou pelo e-mail: colegiocasagrande@uol.com.br) e faça parte de nossa Equipe como colaborador.